sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Outubro está chegando. Atenção às compras para o Dia das Crianças



Para garantir que o Dia das Crianças seja de alegria para pequenos e adultos, os pais devem ficar atentos antes de ir às compras. Órgãos de Defesa do Consumidor dão dicas de como se certificar da qualidade e segurança dos brinquedos, além de táticas para economizar nos presentes.


Brinquedos para crianças


O primeiro passo é comprar com antecedência e comparar preços. O Procon-SP constatou abusos nos valores cobrados pelos brinquedos. A boneca Susi Aeromoça, da Estrela, por exemplo, pode ser encontrada na faixa de R$ 27 a R$ 54,90. A diferença chega a 51%.

O consumidor deve também verificar se há o selo do Inmetro e a indicação etária impressos nas embalagens. “Eles asseguram que não haverá riscos à saúde dos menores”, afirma Maria Inês Dolci, coordenadora da Pro Teste.

Apesar do apelo econômico, os pais devem evitar comprar produtos no mercado informal, já que não têm certificados de qualidade. O fabricante deve informar nas embalagens a identificação do produtor e as instruções de uso e montagem. O manual deve estar com letras legíveis e em língua portuguesa.

Exigir a nota fiscal é fundamental para garantir o direito de troca por defeitos. Depois de constatar o problema, o consumidor tem 30 dias para fazer a substituição.

Para não errar na compra, acesse a “Cartilha Criança Segura” do Inmetro. Disponível em www.inmetro.gov.br.



Espero que tenha ajudado, e lembre-se todo brinquedo tem a idade indicada.

Feliz dia Das Crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário