quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dia mundial sem carro


Cidades brasileiras participam nesta quinta-feira (22) das atividades do Dia Mundial Sem Carro, evento realizado inicialmente por organizações não-governamentais e que cada vez mais recebe apoio do poder público.

As atividades relacionadas ao tema começaram no dia 16 e seguem até sábado (24).  O objetivo é estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel como meio de locomoção e os impactos gerados para as pessoas e a cidade. Prefeituras em diferentes estados resolveram aderir ao movimento e, em alguns casos, realizam a proibição do estacionamento em locais do Centro, interdição de vias e aumento do transporte público.

A data foi celebrada pela primeira vez na França, em 22 de setembro de 1997. O movimento tem crescido, passando a envolver participantes oficiais e não oficiais em mais de 1000 cidades em 40 países.

No Brasil, o Dia Mundial sem Carro começou em 2001, envolvendo 11 cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA).

Neste ano, oito municípios brasileiros integram a lista oficial de cidades participantes da edição 2011; são eles: Jaguariúna, Joinville, Juiz de Fora, Santa André, São Caetano do Sul, Valinhos, Vitória e São Paulo. Para participar da lista oficial é preciso seguir três critérios definidos na Carta Europeia da Rede Mundial sem Carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário