quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Jaleco deve usado somente dentro das unidades de saúde ou laboratórios.



Dentro de uma unidade hospitalar é comum se deparar com profissionais de saúde transitando pelos corredores usando jaleco. Fora das dependências, isso é uma grande falha, pois o jaleco é um potencial condutor de microorganismos que podem ser transportados tanto para fora como para dentro das unidades de saúde.

Para orientar os profissionais do Hospital Geral do Estado (HGE) sobre os riscos do mau uso do equipamento de proteção individual, técnicos do hospital realizaram nesta quarta e quinta-feira (dias 21 e 22) a campanha “Jaleco: Aqui dentro é uma ideia legal, lá fora pega muito mal”.

“A ação tem como objetivo conscientizar os profissionais para que ao saírem do hospital retirem o jaleco e não continuem a utilizá-lo na rua”, disse a enfermeira da Saúde Ocupacional, Rosângela Cavalcante.


Acessório de uso exclusivo nas unidades de saúde, o jaleco é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) que funciona como uma barreira de separação entre os germes pessoais e os microorganismos do ambiente hospitalar.

“Seu uso precisa ser observado de forma permanente pelos profissionais da saúde e deve ser reforçado no atendimento de urgência e emergência. O equipamento deve ser usado somente em locais e momentos de contato com o paciente. Portanto, fora das dependências do hospital, em refeitórios e áreas administrativas deve ser tirado”, orientou Rosângela Cavalcante.

A enfermeira Janine Melo, responsável pelo projeto de Educação Permanente no HGE, explicou que a recomendação é importante por uma questão de higiene e para que o avental cumpra sua real função que é a de barreira de proteção para o profissional. “O risco é de que o mau uso possa se transformar em meio de transporte de microorganismos, contaminando o hospital e levando bactérias para o meio externo”, reforçou.


OBS: 
Vale também para todos universitários que tem contato com laboratórios, pessoas etc. 

2 comentários:

  1. Nossa, estou surpreendida positivamente com o blog, super atualizado, dicas de moda, musica e saúde.
    Muito bom!
    De Lady Gaga você passam para informação de jaleco, isso é interessante se comparado aos demais blogs.

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia Rafinha!

    Ficamos Felizes em saber que estamos agradando vocês... e é isso ai, continua dando um olhadinha aqui que sempre temos novidades :D

    Tenha um ótimo fim de semana.

    Marcelo Públio e Thiago Dias

    ResponderExcluir